FGF

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Depois da Globo, EBC elabora manual de jornalismo


Desde abril deste ano, a EBC (Empresa Brasil de Comunicação), responsável pela produção da TV Brasil, Agência Brasil e outros veículos, convidou profissionais do seu departamento de conteúdo jornalístico para a elaboração de um Manual de Jornalismo. Em formato semelhante, as Organizações Globo, no início do mês de agosto, lançaram publicamente os “Princípios Editoriais”, documento que orienta a produção jornalística de todos os seus canais de comunicação, bem como a atuação dos profissionais da emissora.

Com base em recomendações expressas pelo Conselho Curador, a EBC decidiu criar seu próprio Manual em virtude do público ter o direito conhecer os preâmbulos jornalísticos que regem os órgãos da EBC. Os princípios que serão adotados pelos veículos da EBC também levam em consideração os fundamentos instaurados na Declaração da Unesco a respeito do assunto, em 1983.

“A prática quotidiana do jornalismo da EBC acolhe e valoriza a participação do cidadão, veiculando produções e abrindo-se às suas colaborações na criação e elaboração de pautas. Estes são princípios que a EBC já pratica em seu jornalismo, mesmo não estando ainda em vigor o Manual de Jornalismo”, diz o comunicado, assinado pela diretoria-executiva.

Base dos princípios
Com o compromisso de informar a sociedade de maneira isenta, sem distinções entre regiões e culturas, a EBC enfatiza a necessidade da livre manifestação do pensamento e opinião. Seu Manual de Jornalismo compreende a liberdade de expressão como uma maneira de se respeitar a democracia. 

A busca pelo pluralismo de informação também será considerado como diretriz para a produção jornalística dos veículos que compõem a EBC. “O respeito aos direitos do cidadão, sem distinção de qualquer natureza e a rejeição de toda e qualquer forma de preconceito são compromissos do jornalismo praticado pela EBC”.
Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Queremos saber sua opinião, então, fique à vontade e comente.