FGF

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Sindicato "alternativo" oferece curso de Jornalismo a quem se filiar e pagar anuidade

 
O Sindicato Nacional de Jornalistas (Sinaj) - ainda não reconhecido pelo Ministério do Trabalho - vem oferecendo um curso de habilitação em Jornalismo para quem se filiar à entidade e pagar o valor anual de R$ 300. Há também a opção semestral, de R$ 180.

O curso oferecido pelo sindicato como "prêmio" a quem efetivar a filiação é livre e não substitui a graduação, informou ao jornal O Estado de S. Paulo. O presidente do Sinaj, Fernando Leão, jornalista não-diplomado, possui registro há cerca de quatro anos com base na decisão do STF, que retirou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

Reprodução
Imagem do site do sindicato oferecendo curso

Todo o conteúdo do curso é disponibilizado on-line e é feito com base em apostilas enviadas aos interessados. Não há prazo para ele que seja finalizado. A ideia, ainda de acordo com o sindicato, é que o curso seja aproveitado por jornalistas sem formação universitária na área.

O sindicato, formado por jornalistas sem diploma - e fundado em 2009 - oferece, ainda, uma carteira de jornalista válida em todo o território nacional. A idade mínima para inscrição é de 18 anos. A indentificação profissional é contestada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) que, por Lei, é o único órgão com poder de emitir a documentação oficial de jornalista no Brasil.

Tanto Fenaj quanto o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) analisam a possibilidade de uma ação judicial contra o Sinaj, pois ele não é regulamentado.

Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Queremos saber sua opinião, então, fique à vontade e comente.