segunda-feira, 28 de março de 2011
ANJ declara apoio a manifestação europeia contra o sistema de cobrança nos tablets
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) declarou na última
quinta-feira (24) apoio a manifestação da European Newspaper Publishers'
Association (ENPA) feita no dia 7 de fevereiro de 2011, que rejeita o
sistema de cobrança que a Apple quer implementar para jornais em seus
tablets e iPhones.
Durante uma reunião
realizada na quarta-feira (23) em Brasília, o conselho da ANJ reconheceu
os entraves que as condições de cobrança da Apple impõem aos
jornais.O que mais desagrada a categoria é o controle dos dados dos
assinantes, que ficariam concentrados na Apple, e só seriam autorizados a
repassar aos jornais por meio de autorização explícita do assinante.
Ricardo Pedreira, diretor-executivo da ANJ, afirma que é primordial para
os jornais o contato direto com seus leitores. "Isso ajuda a determinar
os produtos editoriais, medir os anseios dos leitores, pautar a
cobertura de certos assuntos", explica Pedreira ao Portal IMPRENSA.
Além
disso, outro obstáculo é a imposição de comissão de 30% para a Apple e a
determinação de que os preços oferecidos na loja virtual devem ser
iguais ou menores do que os cobrados diretamente pelo jornal. A Apple
também exige avaliar todo o material que será disponibilizado pelos
jornais para a plataforma, exigindo mais tempo para sua publicação.
Pedreira
destaca também a importância do apoio da entidade neste caso. "A nossa
manifestação foi na condição de associação que representa os jornais. O
que a gente acha importante é dar apoio a este posicionamento devido
nossa representatividade", diz. A ANJ representa 146 jornais brasileiros
que correspondem a 96% da circulação nacional. "Queríamos apenas
compartilhar e manifestar apoio a um movimento já existente.",
completa.
Segue abaixo o comunicado da ENPA, divulgado no dia 7 de fevereiro, ao qual a ANJ manifestou apoio.
"O
iPad da Apple e outros tablets oferecem um fantástico potencial para o
desenvolvimento dos jornais no ambiente digital. Os editores de jornais
querem proporcionar aos leitores uma atraente gama de opções, incluindo
ofertas de acesso aos jornais online e nos tablets, ou as que permitam
aos assinantes dos jornais impressos o acesso nos formatos digitais.
O
modelo de negócios dos jornais depende do conhecimento dos editores
sobre seus leitores. É essencial que esta conexão estreita seja mantida.
Sem esse acesso direto aos seus assinantes, o vínculo vital entre os
jornais e leitores seria quebrado, com prejuízos às duas partes.
Os
editores de jornais deveriam ter liberdade de escolha sobre sistemas de
pagamento para seus leitores e a possibilidade de negociar as tabelas
de preços para as suas publicações digitais."
Fonte: Por Daniela Ades/Redação Portal Imprensa, http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2011/03/25/imprensa41204.shtml
Temos como
intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de
interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na
íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos
autorais.
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