segunda-feira, 19 de março de 2012
Rádio CBN investe em portal com o objetivo de se aproximar ainda mais de seus ouvintes
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A CBN, conhecida como a “rádio que
toca notícia”, também parece querer o título de rádio que posta notícia.
O investimento na internet é uma aposta da rádio para se tornar mais
próximo do seu ouvinte e oferecer o consumo não-linear da sua
programação. Tal reformulação realizada na CBN acompanha a tendência do
mercado de crescimento dos investimentos na internet, movimento que é
tratado em matéria da edição de março do CdM.
Esta aposta se materializou em 14 de janeiro deste ano quando entrou no ar o site da CBN completamente reformulado. Segundo Julio Lubianco, chefe de reportagem da CBN e um dos responsáveis pela reformulação do portal da rádio, o principal destaque da reformulação, além da valorização do design e da melhor organização do conteúdo informativo, é a ferramenta “Semana CBN” na qual a rádio disponibilizou sete dias de programação na íntegra do conteúdo produzido nas quatro emissoras próprias.
“O objetivo da reformulação do site é justamente tornar o conteúdo produzido na rádio cada vez mais acessado e acessível aos ouvintes, possibilitando um consumo diferenciado, no qual eles podem fazer retomadas do conteúdo, ficando ainda mais próximo do conteúdo informativo”, explicou.
Segundo dados da CBN, a estratégia está
funcionando e já apresenta bons números de audiências, pageviews, unique
visitors e acesso aos podcasts. Para Lubianco, no entato, o mais
importante da internet é que ela muda a relação do ouvinte com a rádio,
possibilitando retomadas de conteúdo e aumentando a interatividade. As
reformulações apresentadas pela CBN tiveram um planejamento de um ano e
as principais adequações surgiram das demandas dos próprios ouvintes.
As inovações, de certa forma, comprovam que o modo das pessoas consumirem informações está mudando. “As pessoas não querem mais ouvir a rádio apenas no modelo convencional, elas querem liberdade para escolher o horário de ouvir a notícia. É muito interessante notar isso nas atualizações dos podscasts. Se a gente atrasa um minuto a atualização, o ouvinte reclama”, comentou Lubianco.
Publicidade na internet
IMPRENSA também conversou com o diretor de mercado do Sistema Globo de Rádio, Jose Luiz N. Silva, sobre as mudanças da internet e o impacto dessas alterações para o setor comercial da empresa. O diretor acredita muito na valorização da mídia tradicional e do seu conteúdo informativo com o uso dos recursos de tecnologia da informação. A consequência desta valorização é um produto mais interessante para o mercado investir:
IMPRENSA: A reformulação do portal da CBN aumentou a publicidade no site?
Jose Luiz N. Silva:
O portal viabiliza a expansão da audiência, não somente pela
possibilidade de consumir o áudio ao vivo, mas também por todo o
conteúdo disponibilizado para consumo sob demanda, tais como os boletins
e comentários que foram ao ar. Consequentemente, aumenta a atratividade
comercial e publicitária para marcas e produtos impactarem seus
consumidores.
O portal consegue ser independente da rádio?
A oportunidade de complementação de
mídia on-line a partir da estratégia de comunicação planejada para o
off-line ainda é o determinante mais significativo para os investimentos
no portal.
Houve efetivamente aumento da procura por parte das empresas em anunciar na plataforma on-line?
Notamos que é crescente a quantidade de
anunciantes que estão aproveitando a oportunidade de complementação de
mídia e a ampliação da cobertura de consumidores impactados pelos
formatos e possibilidades de publicidade na plataforma on-line. É
frequente a identificação de campanhas publicitárias e atividades
promocionais, de grandes anunciantes, pensadas exclusivamente e
totalmente orientadas para o mundo on-line, muitas vezes sem a
veiculação do tema ou da ação no mundo off-line. Também vale observar
que até mesmo por uma questão de custos e oportunidade de negócios,
estamos experimentando a presença crescente de anunciantes no portal,
que não teriam condições de manter investimentos no off-line.
Além do formato de banner, que outros formatos de anúncio são oferecidas?
Possuímos diferentes formatos e tamanhos
de banner, além da possibilidade de veicularmos peças em html. Mas o
que realmente temos de diferente, são as propriedades comerciais que
asseguram impactar 100% da audiência neste conteúdo. Posso citar a
abertura de player, que é um formato em áudio executado dentro do player
da rádio, antes do inicio da programação, a abertura de Vídeo, que é o
formato em vídeo executado dentro do player da rádio com imagem do
estúdio e áudio ao vivo, antes do inicio da programação, os patrocínios
dos podcasts, que é a veiculação da mensagem do anunciante ou do
patrocinador antes da veiculação dos boletins e comentários.
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