FGF

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

UFC promove debate sobre "Ética na Assessoria de Imprensa"

“A serviço de quem? Ética na assessoria de Imprensa”. Esse é o tema do debate que será realizado na próxima segunda-feira (25/10/2010), das 18 às 20 horas. O evento será no auditório da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (UFC): av. da Universidade, 2683, Bloco 4, Benfica – próximo às Casas de Cultura Estrangeiras.

O debate terá a participação da assessora de imprensa e componente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Ângela Marinho, e do diretor institucional do Grupo de Comunicação O POVO, Plínio Bortolotti.

O espaço das assessorias de imprensa no Brasil foi dominado por jornalistas na década de 70, em detrimento dos profissionais de relações públicas. Oficialmente, a entrada do jornalista nessa área foi estabelecida a partir do acordo entre a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Conselho Nacional de Relações Públicas, no I Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa, realizado na década de 80.

No acordo, o Conselho cedia as reservas de mercado das assessorias de imprensa aos jornalistas. Essa concessão fez com que muitos jornalistas passassem a atuar tanto em assessorias como nas redações de veículos de comunicação.

Fonte: Blog do Plínio Bortolotti

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Queremos saber sua opinião, então, fique à vontade e comente.