segunda-feira, 28 de junho de 2010

Empresários franceses compram Le Monde

O jornal francês Le Monde passa a ser controlado por um trio de empresários que inclui o sócio do estilista Yves Saint-Laurent, Pierre Bergé, o banqueiro Matthieu Pigasse, e Xavier Niel, empresário da internet, informou a AFP nesta segunda-feira (28). A compra, muito especulada pela imprensa do mundo todo, foi aprovada pelos jornalistas e pela direção do grupo.

Segundo um comunicado do grupo Le Monde, a vitória do trio foi selada depois que Orange-France Telecom e Nouvel Observateur anunciaram a retirada de sua oferta de compra. Outro participante da proposta, o grupo espanhol Prisa, não foi mencionado.

De acordo com fontes do grupo francês, a oferta dos três empresários recebeu 11 dos 20 votos do Conselho de Vigilância. Na última sexta-feira (25), a proposta obteve 90,84% dos votos da Sociedade de Redatores do Le Monde (SRM).

A oferta do trio havia sido criticada pelo presidente Nicolas Sarkozy. Segundo a AFP, o empresário Bergé financiou a campanha presidencial da socialista Ségolène Royal, que concorreu com Sarkozy nas eleições de 2007.

Os novos donos do grupo terão pela frente a missão de sanar uma dívida de cerca de 100 milhões de euros (123 milhões de dólares) da publicação que conta com 280 jornalistas e tem uma circulação de 320.000 exemplares diários.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Queremos saber sua opinião, então, fique à vontade e comente.